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26% de matrículas em IA são de mulheres brasileiras, segundo Coursera

  • Foto do escritor: Brasil Cotidiano
    Brasil Cotidiano
  • 10 de mar.
  • 4 min de leitura

São Paulo, BR - março de 2025 : A Coursera, uma das principais plataformas globais de aprendizado online, lançou o playbook 'Fechando a Lacuna de Gênero nas Habilidades de GenAI' , um novo recurso voltado para enfrentar a lacuna de gênero nas habilidades de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no Brasil.

Crédito da foto:Divulgação
Crédito da foto:Divulgação

O manual explora estratégias acionáveis para capacitar mais mulheres a aproveitar o GenAI e destaca a necessidade urgente de esforços contínuos para construir um ambiente de IA mais inclusivo e equitativo.


Atualmente, as mulheres representam 32% das matrículas globais do GenAI no Coursera. No Brasil, elas exigem a 26,6% dos alunos de GenAI – um número que, embora reflita os esforços contínuos para aumentar a participação feminina em STEM, também sublinha uma lacuna de gênero que ainda persiste nesse campo. Embora a educação em IA no Brasil continue se expandindo rapidamente, permanece a necessidade de estratégias direcionadas para garantir acesso equitativo às oportunidades de GenAI.


Diante dessa disparidade, o interesse por habilidades em IA continua a crescer. Em 2024, o Brasil registrou um aumento superior a 1000% nas matrículas para cursos de GenAI. As mulheres representam apenas 35% dos graduados universitários nas áreas de STEM nos países do G20 . No entanto, a representação feminina na força de trabalho é relativamente mais alta, com 52% no setor público e 40% no setor privado, ocupando 41% dos cargos de gestão . Isso destaca o desafio de traduzir o progresso educacional em maior avanço profissional e reforçar a necessidade de mais ações para contribuir a inclusão de gênero na liderança tecnológica e além.


Uma Dra. Alexandra Urban, Líder de Pesquisa em Ciência da Aprendizagem do Coursera, afirmou: “O cenário de IA em rápido crescimento no Brasil apresenta uma oportunidade única de reduzir as lacunas tradicionais do gênero na tecnologia. Com as mulheres representando apenas 26,6% dos alunos do GenAI no país, ampliar o acesso à educação em IA e garantir caminhos claros para cargas de liderança é fundamental. Abordar desafios como lacunas de confiança, relevância na carreira e acessibilidade capacitará mais mulheres a aproveitar o GenAI, promovendo a inovação e contribuindo para a transformação digital e o crescimento econômico do Brasil.”


O playbook libera as barreiras sistêmicas à participação das mulheres na geração AI e identifica os principais desafios que devem ser enfrentados, incluindo:


Lacunas de confiança controladas a persistência : A autoeficácia desempenha um papel crucial nos resultados de aprendizagem. As mulheres muitas vezes hesitam em participar de cursos de GenAI devido à falta de confiança, mesmo quando possuem as habilidades possíveis. No Coursera, as mulheres têm seis vezes mais chances de se inscreverem em cursos de GenAI para iniciantes do que em cursos intermediários, diminuindo uma preferência por pontos de entrada estruturados e acessíveis.

Tempo limitado e diretrizes pouco claras dificultam a adoção de habilidades : Muitas mulheres citam a "falta de tempo" como o principal motivo para interrupção de cursos de STEM, refletindo a realidade de equilibrar responsabilidades de cuidado e trabalho. Além disso, a incerteza sobre como a IA e o GenAI se aplicarem às carreiras pode levar à hesitação. A ausência de caminhos de aprendizagem claros e políticas de IA por parte dos funcionários só agrava o problema.

Percepção de falta de relevância : Apenas 36% das mulheres têm crédito que a GenAI pode contribuir em suas carreiras, contra 45% dos homens. Essa diferença de percepção desestimula a capacitação. As mulheres têm mais chances de se engajar quando o GenAI é apresentado por meio de aplicações práticas em saúde, educação ou indústrias criativas. Estudos de caso do mundo real e cursos interdisciplinares de GenAI têm se agendados no aumento das taxas de participação e conclusão.

As percepções do Coursera são projetadas para equipar as mulheres com estratégias para prosperar no campo em rápida evolução do GenAI, alinhando-se ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028 , cuja execução bem-sucedida poderia aumentar o PIB do Brasil em até 4% até 2030 . Aumentar a participação feminina na GenAI será fundamental para avançar nas ambições de transformação digital e de IA do país, e será imprescindível para que planos como o PBIA sejam bem-sucedidos, colocando o Brasil em um caminho rumo a uma economia digital e orientado por IA mais equitativa.


Para acessar o playbook 'Fechando a Lacuna de Gênero nas Habilidades de GenAI', clique aqui .


Sobre a Coursera


O Coursera foi lançado em 2012 por Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. Atualmente, é uma das maiores plataformas de aprendizado online do mundo, com mais de 168 milhões de alunos registrados em 31 de dezembro de 2024. O Coursera faz parceria com mais de 350 universidades líderes e líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais e diplomas. As inovações da plataforma do Coursera permitem que os instrutores apresentem experiências de aprendizagem escaláveis, personalizadas e verificadas aos seus alunos. Instituições em todo o mundo injetam no Coursera para capacitar e requalificar seus funcionários, cidadãos e alunos em áreas de alta demanda, como GenAI, ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera é uma corporação pública do estado de Delaware e uma B Corp.


Por assessoria de imprensa.

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