top of page

Carnaval, cinema e sarau são atrações de março no Museu da Língua Portuguesa

  • Foto do escritor: Brasil Cotidiano
    Brasil Cotidiano
  • 27 de fev.
  • 5 min de leitura

Além de funcionar normalmente durante o Carnaval, instituição dá o pontapé inicial nas edições 2025 do Sarau e do Plataforma Conexões, promove mais uma edição do Luz na Tela e tem nova mostra temporária

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Março no Museu da Língua Portuguesa será bastante agitado. Carnaval, Plataforma Conexões, Sarau, Domingo no Museu e Luz na Tela são algumas das atrações programadas do mês. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 


Durante o Carnaval, o Museu vai funcionar normalmente, sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na capital paulista para curtir os bloquinhos e os desfiles das escolas de samba ou para quem quiser fugir da folia. No sábado (dia 1º), domingo (dia 2) e terça-feira de Carnaval (dia 4) e na Quarta-Feira de Cinzas (dia 5), a bilheteria abrirá às 9h e fechará às 16h30 – o público poderá ficar dentro do Museu até as 18h. Às segundas, o Museu fecha para manutenção. 


Mas o Museu também entra na folia: no dia 8 de março tem performance gratuita do bloco Pagu, um dos mais tradicionais da folia da capital paulista, no Pátio B, às 11h. A apresentação do grupo, que enaltece artistas mulheres, também marcará o Dia Internacional da Mulher. 


Confira alguns destaques da programação:  


Para toda a família 


No projeto Domingo no Museu, o Núcleo Educativo promove atividades para crianças e suas famílias, também com entrada gratuita. Em todos os domingos, das 11h às 16h, a Caravana Lúdica espalha jogos de tabuleiro, transformando o Pátio B em um espaço de livre brincar. Das 13h às 14h30, haverá contações de histórias dos livros Pedro vira porco-espinho e Sombra (no dia 2); Coração na Aldeia, Pés no Mundo e Heroínas Negras Brasileiras (no dia 9); Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento (no dia 16); e A Vida Íntima de Laura (no dia 30). Não é necessário reservar ingresso e nem se inscrever para participar. 


Também estão programados espetáculos: no dia 16, os artistas Lili Flor e Paulo Pixu promovem o show Brinquedo de Palavras que joga luz na sonoridade, no ritmo e na beleza de termos de nosso vocabulário. Já no dia 30, há o artista Alexandre Santos Souza com a montagem Jó Estradeiro em Busca da Terra Sem Males sobre um viajante cantador que narra histórias de figuras míticas da cultura popular brasileira. As apresentações começam às 11h. 


Clássico no cinema ao ar livre 


Na edição de março do Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu da Língua Portuguesa, o filme exibido será o clássico Limite. Dirigido por Mário Peixoto e lançado em 1931, a produção ocupa o 1º lugar na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A sessão acontecerá no dia 20 (quinta-feira), a partir das 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. 


A versão que será exibida no Museu da Língua Portuguesa foi digitalizada a partir da película 35mm, um trabalho realizado pela Cinemateca Brasileira, que apoia a edição de março do Luz na Tela. A digitalização do filme contou com o apoio dos cineastas Walter Salles e Martin Scorsese. 


Na trama, duas mulheres e um homem estão à deriva em um pequeno barco. Por meio de flashbacks, a história de cada um deles é contada. Enquanto suas narrativas ganham corpo, a situação dentro do barco se esfacela.  


Sarau e Plataforma Conexões 


As primeiras edições de 2025 do Plataforma Conexões e do Sarau no Museu também acontecem em março. 

Neste ano, o Plataforma Conexões selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes com o tema Falares Brasileiros, o mesmo da próxima mostra temporária do Museu. Os trabalhos escolhidos, em áreas como dança, literatura, música e multilinguagem, vão se apresentar em espaços do Museu e da Estação da Luz gratuitamente para o público. A primeira performance acontecerá no dia 22 (sábado), às 12h, no Saguão Central da Estação da Luz. 


Já o Sarau do Museu acontece no dia 29 (sábado), a partir das 18h, no Pátio B. No primeiro do ano, as convidadas serão as artistas Socorro Lira, Dandá Costa e maria isabel iorio (com letra minúscula mesmo), que pretendem transformar o espaço em uma troca de poesias, leituras e cantares, celebrando a literatura. A apresentação ficará a cargo da atriz e poeta Luiza Romão - ela aparece na experiência Falares, da exposição principal do Museu. O microfone, claro, ficará aberto para quem quiser apresentar sua poesia ou música. 


Nova mostra temporária 


Os falares brasileiros serão o tema da próxima mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria do escritor e tradutor Caetano Galindo e da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas, a exposição vai se debruçar sobre os diferentes sotaques e as diversas maneiras do uso da língua portuguesa no território brasileiro. Com previsão de abertura no fim de março, a exposição encerra um ciclo que começou com os projetos sobre as línguas de imigrantes (Sonhei em português!), as línguas indígenas (Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação) e as línguas africanas (Línguas africanas que fazem o Brasil). Em breve, enviaremos mais informações.  


SERVIÇO


Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa  


De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h) – inclusive durante o Carnaval  R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  Grátis para crianças até 7 anos  Grátis aos sábados e aos domingos  Acesso pelo Portão A  Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/d/299723 


Visita ao prédio da Estação da Luz com o Núcleo Educativo  


Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h  Grupos são formados no Pátio A, perto da bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio  Grátis  


Visita especial à exposição principal com o Núcleo Educativo

Aos sábados e domingos, às 10h e às 13h  Grupos são formados no Pátio A, perto da bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio  Grátis  


Mostra temporária Vidas em Cordel  


Até 30 de março  De terça a domingo, das 10h às 18h  Acesso pelo Portão B  Grátis 


Domingo no Museu – Jogos, contação de histórias e espetáculos 


Aos domingos, das 11h às 16h Pátio B  Grátis  


Carnaval no Museu – Bloco Pagu  


Dia 8 de março (sábado), 11h No Pátio B  Grátis 


Luz na Tela - Exibição do filme Limite  


Dia 20 de março (quinta-feira), às 19h  Pátio B (em caso de chuva, a sessão ocorre normalmente: o local é coberto) Grátis (com distribuição de pipoca e refrigerante) 


Plataforma Conexões – Primeira atração de 2025  


Dia 22 de março (sábado), às 12h  No Saguão Central da Estação da Luz Grátis 

1º Sarau no Museu 2025  


Dia 29 de março (sábado), às 18h No Pátio B Grátis  


Museu da Língua Portuguesa  


Praça da Luz, s/nº - Luz – São Paulo


Por assessoria de imprensa.

Comentários


bottom of page