top of page

Novos trens comprados pelo Governo de SP para a Linha 15-Prata do Metrô chegam ao Pátio Oratório

  • Foto do escritor: Brasil Cotidiano
    Brasil Cotidiano
  • 27 de fev.
  • 2 min de leitura

O segundo e o terceiro trem da nova frota do monotrilho chegaram à capital paulista para iniciar o processo de montagem e primeiros testes

Crédito da foto:Divulgação
Crédito da foto:Divulgação

Dois novos trens para a Linha 15-Prata do Metrô chegaram ao Pátio Oratório. O terceiro novo trem encomendado pelo Metrô para o monotrilho chegou a São Paulo na última quarta-feira (26), vindo de Santos, por meio de uma complexa operação logística, enquanto o segundo trem já foi entregue ao pátio na última sexta-feira (21). Ao todo, cada operação de transporte levou sete carretas do Porto de Santos até o Pátio Oratório, na Zona Leste da capital paulista.


Ambos os trens fazem parte do pacote de investimento do Governo de São Paulo no valor de R$ 1,4 bilhão para a compra de 19 composições que vão melhorar a mobilidade na Zona Leste de São Paulo. Em paralelo, o quarto trem já foi embarcado e partiu em direção ao Brasil, saindo de Shangai, com previsão de chegar ao Porto de Santos em março deste ano. Os demais serão entregues gradativamente até 2026.


No Pátio Oratório, os carros foram retirados das carretas e colocados nas vigas por um braço mecânico, para a realização da montagem completa em cerca de 20 dias cada. Esse processo envolve um método específico, com a entrada das carretas seguindo a ordem sequencial dos carros (vagões), para sua colocação na viga de forma que facilite a montagem. Durante esse período, os trens iniciam o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança. Todos os trens serão submetidos à testes rigorosos antes de serem integrado à operação, prevista para o segundo trimestre de 2025.


Por assessoria de imprensa.

Comentários


bottom of page