Procura por conforto térmico e ondas de calor provenientes do mercado de ar condicionado brasileiro
- Vitor Davi
- 25 de fev.
- 4 min de leitura
Com o mercado em alta, a Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil aponta dicas para o consumidor aproveitar o máximo do ar-condicionado de maneira eficiente e sem perder o conforto.

C No início do ano, as temperaturas dos dias de verão podem se intensificar. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) projeta um crescimento de vendas entre 10% e 15% para a indústria de ar condicionado, impulsionada por temperaturas mais altas neste verão e ondas de calor ao longo do ano. Outro aspecto destacado pela ABRAVA é que há uma demanda crescente por saúde e conforto térmico por parte dos consumidores.
Neste cenário, quem possui ar-condicionado ou pretende adquirir um não abrem mão de um ambiente climatizado, agradável e com economia de energia.
Maira Fonseca, diretora de marketing da Johnson Controls-Hitachi, indica dicas de como fazer uma utilização eficiente e ter um ambiente agradável.
A temperatura é ideal. Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura ideal fica entre 22° e 26°C, enquanto para dormir é de 23°C.
Economia de energia. Para uma economia de energia funcional, o ideal é evitar muitas mudanças de temperatura, uma vez que o consumo de energia aumente em 8% cada vez que a temperatura seja reduzida em 1°C.
Manutenção e limpeza. As manutenções periódicas com profissionais credenciados garantem um bom funcionamento e vida útil do equipamento. “ A limpeza realizada durante o verão garantirá um bom funcionamento e não precisa ser nada complicado, com um auxílio de um pano umedecido apenas com água ”, explica.
Evite sol diretamente no ar-condicionado . Procure posicionar seu equipamento em local que a luz do sol não o toque diretamente, caso contrário, ele pode estragar com mais facilidade.
Utilização em dias menos quentes. Há dias em que a temperatura fica mais amena e, consequentemente, mais agradável. “Desta forma, você pode desligar seu ar condicionado para conservá-lo e evitar o consumo de energia” .
Escolha um equipamento adequado. A alta disponibilidade de equipamentos pode confundir os consumidores ao escolher o ar condicionado para sua residência, nesses casos, vale a pena pesquisar sobre os diferenciais que cada produto possui, como a tecnologia aplicada, que pode ser uma importante aliada à economia de energia. “ Um exemplo prático é a tecnologia inverter que ajusta a velocidade do compressor para manter uma temperatura estável, estável o consumo de energia e o ruído e aumentando a durabilidade do dispositivo, presente no novo airHome 600 , um split Hi-Wall Inverter com a marca Hitachi , com novos benefícios para uso doméstico e digno da sua herança de tecnologia e tradição japonesa, na busca por criar ambientes perfeitos e harmoniosos” , alerta Fonseca.
Outro fator importante está relacionado à certificação dos produtos. “ O consumidor deve pesquisar se o equipamento possui a certificação que classifica o ar-condicionado segundo a sua eficiência, no caso do airHome600 , ele conta com a certificação Classe A em eficiência energética, conferida pelo PROCEL/INMETRO, e está entre os Splits mais econômicos do mercado” , explica.
No que diz respeito à saúde e higiene, o airHome 600 conta também com oito proteções contra impurezas do ar chamadas de 8 Air Health .
A primeira proteção é a Função Antimofo que ajuda a manter o equipamento seco, limpo e longe de odores indesejáveis. Outro aliado na promoção da limpeza é o FrostWash , essa tecnologia inicia um processo de congelamento e descongelamento da troca de calor da unidade interna, removendo todas as partículas acumuladas. O AQtiv-Ion está embutido no airHome 600 e ajuda a inibir substâncias, com até 91,33% de eficácia contra as principais bactérias, mantendo uma atmosfera mais fresca, além de ter a função de remover odores indesejáveis do ambiente. A adição de mais cinco filtros especiais complementa esse grande diferencial que higieniza a ar do ambiente climatizado.
Além da saúde e higiene do ambiente, a Fonseca também destaca a tecnologia aliada à sustentabilidade. “O airHome é um produto que também busca integrar a harmonia, a tecnologia e a sustentabilidade, ele utiliza um fluido refrigerante que causa menor impacto ambiental, o R-32 com potencial zero de destruição da camada de Ozônio (ODP), contribuindo também para a redução do potencial de aquecimento global (GWP) e pela busca por uma maior eficiência energética”, finaliza o especialista.
Para mais informações sobre os produtos de ar condicionado da marca Hitachi, acesse o site: www.hitachiaircon.com/br .
Sobre a Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil
A Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil iniciou suas operações em 2015 como entidade local brasileira da Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado, uma joint venture global estabelecida entre Johnson Controls e Hitachi. A Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda. oferece uma gama de equipamentos no segmento de ar condicionado comercial e residencial. Com planta em São José dos Campos (SP), está presente nos principais centros do país por meio das filiais comerciais e de serviços, que contam com equipes prontas para auxiliar e atender todas as necessidades dos clientes e parceiros. Conheça mais em www.jci-hitachi.com.br .
Por assessoria de imprensa.




Comentários